quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vende-se: Austrália coloca a venda pacote de cinco helicópteros Sea King


O helicóptero Sea King Mk 50A 'Sahrk 20' se prepara para pouso no navio anfíbio USS Tortuga da U.S. Navy. (Foto: Mass Communication Specialist Seaman Brandon Myrick / U.S. Navy)

O Ministro de Material de Defesa da Austrália, Jason Clare, lançou um Requisição de Propostas no dia 1º de setembro para a venda de helicópteros Sea King Mk50A/B remanescentes da Marinha Real Australiana.

O pacote oferecido inclui: cinco helicópteros completos, três fuselagens, um simulador, além de equipamentos e peças relacionadas.
“Os Sea Kings serão retirados de operação em dezembro de 2011,” disse o Sr. Clare. ”Eles têm sido o carro-chefe da Marinha, tendo voado mais de de 60.000 horas em operações na Austrália e no exterior. O exemplo mais recente de seu trabalho foi o de socorro e missões de busca e salvamento que realizaram durante as inundações em Queensland.”
Clare havia anunciado no dia 7 de junho de 2011, que o Sea King “Shark 07″ (serial N16-118) ficaria preservado no Fleet Air Arm Museum em Nowra, com as aeronaves remanescentes sendo colocadas à venda através de licitação.
“Este é um helicóptero muito versátil e possui uma capacidade comprovada. Os Sea King poderiam ser utilizados para uma série de tarefas como combate a incêndios, socorro, busca e salvamento, tanto por outra Marinha ou comercialmente,” afirmou o Sr. Clare.
A venda dos Sea Kings será amplamente divulgada em todo o mundo, incluindo nas grandes exposições de Defesa no Reino Unido e no Canadá em setembro. As inscrições para envio de propostas se encerram no dia 1º de novembro de 2011.
Um lote inicial de 12 helicópteros Westland Sea King Mk 50 foram entregues a Marinha Real da Austrália em 1974. Seis desses foram perdidos em acidentes antes das seis restantes serem então atualizadas em 1995-6 para o padrão Mk 50A. Um dos exemplares atualizados foi depois perdido num acidente em 2005. Um Sea King HAS5, XZ918 (ex-Royal Navy) foi entregue em 1996, sendo designado como Mk 50B na Marinha Australiana. Os seis helicópteros restantes estão sendo operados pela Esquadra 817 na HMAS Albatross, de Nowra, em New South Wales.
Posteriromente, cinco Sea Kings (que eram do Egito) foram adquiridos exclusivamente para peças de reposição e desmontados no Reino Unido em Fleetlands, Hampshire, enquanto outros três exemplares ex-Royal Navy também foram vendidos para a Austrália em 2005 para peças sobressalentes. Estes últimos são as três fuselagens adicionais descritas na licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário