sábado, 3 de setembro de 2011
Acidente com aeronave CASA C-212 da Força Aérea do Chile
A equipe tinha a intenção de filmar um documentário sobre os projetos de reconstrução da ilha após o terremoto e tsunami de fevereiro de 2010. Dentre os outros a bordo estavam cinco membros da organização ‘Desafio Levante Chile’, dois membros do Conselho Nacional de Cultura e Artes, e oito oficiais da FACh, incluindo a tripulação.
O CASA C-212 havia partido de Santiago em um vôo às 13:52hs com duração prevista para duas horas, com combustível a bordo para 3 horas e 40 minutos, mais do que suficiente para a missão. Ao chegar à ilha, o piloto fez duas aproximações sem sucesso, em condições difíceis, e com muito vento. A aeronave começou então a circular para uma terceira tentativa de pouso quando ele desapareceu do radar.
Um avião C-130 Hercules da FACh e dois C-295s da Marinha Chilena começaram então as buscas dos destroços e possíveis sobreviventes. A partir das 4 horas da manhã desse sábado, eles foram complementadas por mais seis aeronaves, compreendendo quatro DHC-6 Twin Otters, um C-130 e mais um CASA 212. As Fragatas Lynch da Marinha (que é equipada com um helicóptero) e Condell, além de outros ativos navais e da força aérea, também estavam sendo enviados para ajudar nos esforços de busca e salvamento.
Os trabalhos de busca e salvamento durante a noite estavam sendo dificultados pela escuridão e más condições climáticas. Algumas bagagens e uma porta da aeronave foram encontrados, a cerca de um terço de uma milha (0,5 km) de seu destino.
Ao chegar às instalações da Força Aérea desde onde está sendo coordenada a operação de resgate, o presidente Sebastián Piñera declarou na noite desta sexta-feira que o acidente representa “um duro golpe para o país”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário