quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pilotos de caças sul coreanos realizam primeiro treinamento de reabastecimento aéreo no seu país

Pilotos dos caças Boeing F-15K slam Eagle da Força Aérea da República da Coreia (RoKAF) realizam um treinamento de reabastecimento aéreo com uma aeronave KC-135 da USAF na Coreia do Sul no dia 19 de setembro de 2011. (Foto: U.S. Air Force)
A Força Aérea da Coréia do Sul está realizando pela primeira vez um exercício de reabastecimento aéreo no espaço aéreo do país, com o apoio dos militares dos EUA que estão ajudando os pilotos sul coreanos a adquirir as suas qualificações de REVO.

O exercício com duração de 15 dias, termina no dia 30 de setembro, e está ocorrendo no espaço aéreo sobre o Mar do Oeste, utilizando aeronaves de reabastecimento aéreo KC-135 da USAF, que vieram da Base Aérea de Okinawa, no Japão. A Coreia do Sul ainda não possui nenhuma aeronave de reabastecimento aéreo.
Os militares aliados chegaram a um acordo para a fase de exercício que será executado a cada seis meses. Para os pilotos manterem a sua qualificação, eles são obrigados a receber treinamento de reabastecimento a cada seis meses.
Dezesseis pilotos sul coreanos estão utilizando caças F-15K ou KF-16 que participam do exercício, no qual nove instrutores dos EUA estão mobilizados para passar todos ensinamentos. Os formandos devem adquirir ou manter sua qualificação de reabastecimento depois de realizar contato com o avião tanque por quatro vezes - duas vezes durante o dia e duas vezes durante a noite.
Nenhum exercício de reabastecimento aéreo havia ocorrido no espaço aéreo da Coreia. Em 2005, alguns pilotos coreanos receberam treinamento desse tipo nos EUA quando estavam no processo de aquisição dos novos caças F-15K. Mas perderam a sua qualificação pois eles não tiveram a oportunidade de manterem regularmente o treinamento.
“Como não havia pilotos com a qualificação de reabastecimento aéreo, tivemos realizar as missões de exercício militar no exterior através de diversas escalas”, disse um oficial da Força Aérea, recusando-se a ser identificado. ”Se pudéssemos utilizar uma aeronave de reabastecimento aéreo, poderíamos avançar rapidamente para o local de treinamento para participar de um exercício conjunto de grande escala ocorrendo em nossos países aliados.”
Os militares sul coreanos vem tentando comprar sua própria aeronave de reabastecimento. Mas os esforços têm sido impedidos por uma política governamental de severo aperto financeiro na execução do orçamento.
Os militares dos EUA possuem cerca de 530 aeronaves reabastecedoras KC-135 Stratotankers. Os KC-135 possuem um alcance máximo de 5.500 km, podendo transportar cerca de 110.000 litros de combustível internamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário