sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pacote de modernização dos F-16s de Taiwan é solicitado oficialmente aos EUA

Os caças F-16A (imagem acima) e F-16B da Força Aérea de Taiwan devem receber um pacote de modernização dos EUA avaliado em US$ 5,3 bilhões.

O Escritório de Representação Econômico e Cultural de Taipei os Estados Unidos solicitou oficialmente nessa quinta-feira, dia 22 de setembro, a modernização de 145 caças F-16A/B da Força Aérea de Taiwan (RoCAF). De acordo com o Ministério de Defesa Nacional em Taipei, o programa será executado num período de 12 anos, num custo aproximado de US$ 5,3 bilhões.

A solicitação completa (que pode ser vista aqui) inclui a venda de: 176 radares com Antenas de Varredura Eletrônicas Ativas (AESA); 176 Sistemas de Navegação Inerciais com GPS; 176 sistemas de Gerenciamento de Guerra Eletrônica ALQ-213; melhorias em 82 pods ALQ-184 de Contramedidas Eletrônicas (ECM) para incorporarem a tecnologia de Memória de Frequências de Rádios Digitais (DRFM) ou a compra de novos pods ECM (AN/ALQ-211(V)9 Suítes Integradas de Guerra Eletrônica Defensiva Embarcada (AIDEWS) com DRFM, ou os pods AN/ALQ-131 com DRFM); 86 terminais de link de dados táticos; melhoria em 28 pods de pontaria eletro-ópticos/infravermelhos Sharpshooter; 26 Sistemas de Pontaria AN/AAQ-33 SNIPER ou AN/AAQ-28 LITENING; 128 Sistemas Conjuntos de Pontaria Montados no Capacete; 128 óculos de visão noturna; 140 mísseis AIM-9X SIDEWINDER; 56 mísseis captivos de treinamento AIM-9X; 5 kits de telemetria AIM-9X; 16 GBU-31V1 JDAMs (Joint Direct Attack Munitions); 80 kits GBU-38 JDAM; Sistemas de Bombas Guiadas a Laser por GPS/Dual Mode (16 GBU-10 Enhanced PAVEWAY II ou GBU-56 Laser JDAM, 80 GBU-12 Enhanced PAVEWAY II ou GBU-54 Laser JDAM, 16 GBU-24 Enhanced PAVEWAY III); 64 CBU-105 Sensor Fused Weapons com Wind-Corrected Munition Dispensers (WDMD); 153 lançadores LAU-129 com interface de mísseis; melhoria em 158 transponders IFF APX-113 combinados com interrogadores; e aplicações HAVE GLASS II.
Também estão incluídos: munição, equipamento alternativo de munição, engenharia e estudo de projeto para troca dos existentes motores F100-PW-220 por motores F100-PW-229, melhoria nos computadores de missão modulares, display multifuncionais no cockpit, equipamentos de comunicação, Sistemas de Planejamento Conjunto de Missão, manutenção, construção, reparo, apoio de aeronave de reabastecimento, serviços de translado, equipamento de apoio no solo e das aeronaves, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamento de treinamento, engenharia técnica, apoio logístico, equipamentos de testes, ajuda on-site, e outros elementos de apoio logístico relacionado.
O Escritório de Representação Econômico e Cultural de Taipei nos Estados Unidos também solicitou uma possível continuação do programa de treinamento de pilotos e apoio logístico para as aeronaves F-16 na Base Aérea de Luke, Arizona, para incluir treinamento de voo, de suprimentos e apoio de manutenção, peças sobressalentes e de reparos, equipamento de apoio, gerenciamento do programa, publicações, documentação, treinamento, serviços de combustível e abastecimento.
Participam do contrato de modernização as seguintes empresas, além da Lockheed Martin Aeronautics Company, de Fort Worth, Texas:
  • BAE Advance Systems, de Greenland, New York
  • Boeing Integrated Defense Systems, de St Louis, Missouri
  • Goodrich ISR Systems, de Danbury, Connecticut
  • ITT Defense Electronics and Services, de McLean, Virginia
  • ITT Integrated Structures, de North Amityville, New York
  • ITT Night Vision, de Roanoke, Virginia
  • L3 Communications, de Arlington, Texas
  • Lockheed Martin Missile and Fire Control, de Dallas, Texas
  • Lockheed Martin Simulation, Training, and Support, de Fort Worth, Texas
  • Marvin Engineering Company, de Inglewood, California
  • Northrop-Grumman Electro-Optical Systems, de Garland, Texas
  • Northrop-Grumman Electronic Systems, de Baltimore, Maryland
  • Pratt & Whitney, de East Hartford, Connecticut
  • Raytheon Company, de Goleta, California
  • Raytheon Space and Airborne Systems, de El Segundo, California
  • Raytheon Missile System, de Tucson, Arizona
  • Symetrics Industries, de Melbourne, Florida
  • Terma (Dinamarca)
Também foi incluido na solicitação peças sobressalentes para os caças F-16A/B, F-5E/F, aeronaves de transporte C-130H, e para as aeronaves Indigenous Defense Fighter (IDF) fabricadas em Taiwan.
Nota do Editor: Além dessa solicitação, o Pentágono informou na quarta-feira que Taiwan poderia solicitar como novas aeronaves o modelo F-35 ou até mesmo o AV-8B Harrier. Apenas acho engraçado que o F-16C/D eles não vendem por causa da China, mas o F-35 pode? Sinceramente não consigo entender essa política dos EUA na venda a Taiwan. Se demorar mais um pouco, nem o F-35 será útil para Taiwan tentar enfrentar a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário