sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Dúvidas sobre acordo de compra de caças F-16 usados para Romênia

Os EUA haviam acertado uma venda de caças F-16 usados para Romênia, mas o país europeu não está conseguindo levantar a verba necessária para firmar o contrato. (Foto: Senior Airman Eydie Sakura / U.S. Air Force)

A Romênia está sem condições para comprar as aeronaves de caça F-16 de segunda-mão a menos que os norte americanos concedam um plano de financiamento de longo prazo, conforme disse nessa quarta-feira, dia 21 de setembro, o presidente romeno Traian Basescu.

“Nós não temos dinheiro e nós não podemos nos comprometer com um contrato desse tipo sem um esquema de financiamento de longo prazo”, disse Basescu. “Não há pressão dos Estados Unidos para comprar os aviões, mas sim para nos juntarmos a OTAN, para a qual comprometemo-nos a equipar as nossas forças armadas com 48 aviões de combate compatíveis com a aliança”.
A Romênia havia anunciado em março do ano passado a sua decisão de compra de 24 aviões usados F-16 dos EUA, num custo de US$ 1,3 bilhão, para substituir a sua envelhecida frota de caças MiG de fabricação soviética.
Os fabricantes europeus do caças Eurofighter e a Saab reclamaram que as autoridades deveriam ter aberto uma competição para receber as propostas de outras empresas.
Fonte: AFP – Tradução: Cavok
Nota do Editor: A notícia do problema financeiro da Romênia e a dúvida da compra já havia sido divulgada aqui em junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário