terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Sukhoi T 50 vai entrar em operação na Rússia mais cedo que o F 35 nos EUA…


A Força Aérea Russa anunciou que o Sukhoi T-50 entraria em serviço em 2015. Com esta data, o aparelho entrará em operação um ano antes do F-35 norte-americano (variante naval e da USAF). Desde logo, isto significa que qualquer atraso neste programa vai impactar esta data de lançamento, aumento assim o atraso tecnológico da USAF em relação aos russos. E que pelo menos durante um ano, a USAF estará ultrapassada pela Rússia. Sendo que a desvantagem será ainda maior se o F-22A Raptor se mantiver sem voar, com os problemas que recentemente foram identificados com o sistema de fornecimento de oxigénio aos pilotos e que mantêm todos estes aparelhos no solo desde maio deste ano.
O desenvolvimento do PAK T-50 prossegue a bom ritmo, ainda que recentemente um dos protótipos tenha tudo alguns problemas num dos seus voos. Com essa excepção, tudo parece estar a correr dentro do planeado ou o T-50 não teria sido apresentado no MAKS2011.

A Rússia tenciona ter, até 2020, 60 T-50 ativos na sua força aérea,  numa primeira encomenda de um pacote total que pode ultrapassar os 250 aparelhos. Este valor, que ultrapassa os 187 F-22A Raptor atualmente em inventário na USA, vai aumentar ainda mais a vantagem aérea teórica da Rússia sobre os EUA, já que há indícios de que o F-35 não será capaz de competir paritariamente com este caça russo de quinta geração.
Crescem assim os motivos de preocupação para os EUA… e a necessidade de construi rapidamente grandes números de aviões F-35 e de desenvolver um aparelho de sexta geração (um UCAV?) são cada vez mais prementes, mesmo no atual clima financeiro muito restritivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário