segunda-feira, 22 de agosto de 2011

BlackHawk: Falcão Negro Americano


O UH-60 Black Hawk é um Helicoptero de quatro pás, bimotor, médio-lift helicóptero utilitário fabricado pela Sikorsky Aircraft . Sikorsky apresentou a S-70 projeto para o Exército dos Estados Unidos do Sistema Utility 's Aeronaves de Transporte Táctico (UTTAS) a concorrência de 1972. Que visava substituir o velhos UH-1 do exercito. O Exército fabricou o protótipo como o Yuh-60A e foi selecionado como vencedor o Black Hawk do programa, em 1976, depois de uma competição fly-off com o Boeing Vertol Yuh-61.

O UH-60A entrou em serviço com o Exército em 1979, para substituir o Bell UH-1 Iroquois como helicóptero do Exército transporte táctico. Este foi seguido pelo fielding de guerra eletrônica e variantes de operações especiais do Black Hawk. A Empresa vem Melhorando as variantes dos utilitario atuais como o UH-60L e UH-60M também têm sido desenvolvidos. Versões modificadas também têm sido desenvolvidos para a Marinha dos EUA e da Força Aérea dos EUA. Além dos EUA usam Exército, a família UH-60 foi exportado para vários países. Black Hawks têm servido em combate durante conflitos em Granada, Panamá, Iraque, Somália, os Balcãs, Afeganistão e em outras áreas do Oriente Médio.



Requisito inicial
No final dos anos 1960, o Exército dos Estados Unidos começou requisitos para formar um helicóptero para substituir o UH-1 Iroquois , e designou o programa como o Sistema de Aeronaves Utility Tactical Transport (UTTAS). O Exército também iniciou o desenvolvimento de um novo motor de turbina, comum para seus helicópteros que se tornaria a General Electric T700 . Com base na experiência no Vietnã, o Exército necessários significativa o desempenho de sobrevivência e melhorias de confiabilidade de ambos UTTAS eo novo motor. O Exército divulgou seu pedido UTTAS à apresentação de propostas (RFP) em janeiro de 1972. A RFP também incluiu ar transporte exigências. Transporte a bordo do C-130 limitada altura da cabine e UTTAS comprimento.

Os requisitos UTTAS para melhorar a confiabilidade , capacidade de sobrevivência e menores custos de ciclo de vida resultou em características como dual-motores com melhor quente e alta desempenho altitude, e um design modular (pegada de manutenção reduzida); run-seca caixas de velocidades ; balisticamente tolerante , subsistemas redundantes (hidráulica, elétrica e controles de vôo ); resistentes ao choque tripulação (blindados) e assentos de tropas; duplo estágio oleo principal do trem de pouso ; balisticamente tolerantes, resistentes ao choque estrutura principal; mais silenciosos, mais robusto principal e cauda sistemas de rotor e uma balisticamente tolerantes , resistentes ao choque de combustível sistema .
Quatro protótipos foram construídos, com o primeiro Yuh-60A voando em outubro de 1974. Antes da entrega dos protótipos para o Exército dos EUA, uma avaliação preliminar foi realizada em novembro de 1975 para garantir a aeronave pode ser operada com segurança durante todo o teste.Três dos protótipos foram entregues ao Exército em março de 1976, para avaliação contra a rival Boeing-Vertol design, o Yuh-61A , e um foi mantido pela Sikorsky para a investigação interna. O Exército selecionou o UH-60 para a produção em dezembro de 1976. As entregas dos UH-60A para o Exército começou em outubro de 1978 e que o helicóptero entrou em serviço em Junho de 1979.


Depois de entrar no serviço, o helicóptero foi modificada para novas missões e funções, incluindo a colocação de minas e evacuação médica. Uma variante EH-60 foi desenvolvido para conduzir a guerra eletrônica e operações especiais da aviação desenvolveram a variante MH-60 para apoiar as suas missões.
Devido ao aumento de peso da adição de equipamentos de missão e outras mudanças, o Exército ordenou o melhor UH-60L em 1987. O novo modelo incorporou todas as modificações feitas à frota UH-60A como características de projeto padrão. O UH-60L também contou com mais poder e capacidade de elevação com upgrade T700-GE-701C motores e caixa de câmbio mais forte, ambos desenvolvidos para o SH-60B Seahawk . A sua capacidade de elevação externo aumentou de 1.000 lb (450 kg) a 9.000 lb (4.100 kg). O UH-60L também incorporou o sistema de controle de vôo automático (AFCS) da SH-60 para um melhor controle de vôo devido ao manuseio problemas com os motores mais potentes. A produção do modelo L-começou em 1989.
Desenvolvimento da variante próxima melhorado, o UH-60M, foi aprovado em 2001, para estender a vida útil do projeto UH-60 na década de 2020. O UH-60M incorpora atualizado T700-GE-701D motores e melhorou pás do rotor. Ele também apresenta estado da arte eletrônica da instrumentação, controles de vôo e controle de navegação de aeronaves. Após o DoD dos EUA aprovou baixa taxa inicial de produção da nova variante, de fabricação começou em 2006, com o primeiro dos 22 novos UH-60ms entregue em julho de 2006. Após uma avaliação inicial de funcionamento, o Exército aprovado full-taxa de produção e um contrato de cinco anos para 1227 helicópteros em dezembro de 2007. Em março de 2009, 100 UH-60M helicópteros foram entregues ao Exército. 
No 01 de maio de 2011 a operação que matou Osama bin Laden , verificou-se que o Operações Especiais 160 Regimento de Aviação , que operava os helicópteros durante o ataque, usou uma versão altamente modificada do UH-60. Características aparentemente incluem uma seção da cauda modificado com lâminas extra no rotor de cauda e outros acréscimos que os níveis de ruído significativamente mais baixos do que os convencionais UH-60. Ele também teve baixa detectabilidade tecnologia semelhante ao do F-117 que lhe permitiu fugir da Força Aérea do Paquistão radares. A aeronave parecia incluir recursos como especiais materiais de alta tecnologia, ângulos ásperos, e superfícies planas, encontradas apenas em jatos de furto sofisticadas. Isso veio à tona apenas quando um dos helicópteros usados na operação caiu e foi destruído subseqüentemente, exceto por sua cauda.

O custo unitário varia com a versão, devido à diferentes especificações, os equipamentos e quantidades. Por exemplo, o custo unitário do exercito BlackHawk UH-60L é 5,9 milhões dólares, enquanto o custo unitário da Força Aérea MH-60G Pave Hawk é de R $ 10,2 milhões

Colômbia
Colômbia recebeu pela primeira vez UH-60 dos Estados Unidos em 1987. A Polícia Nacional da Colômbia , da Força Aérea Colombiana , e do Exército colombiano use UH-60 para mobilizar tropas e suprimentos para lugares que são de difícil acesso por terra para a contra-insurgência (COIN) operações contra organizações de drogas e de guerrilha, assim como para pesquisa e resgate e evacuação médica. A Colômbia também tem uma versão militarizada do gunship UH-60, com asas stub, localmente conhecida como Arpia (Inglês: Harpy).
México
A Força Aérea Mexicana ordenou seus primeiros dois UH-60Ls em 1991, para o transporte de unidades de forças especiais, e desde então adquiriu mais 4 em 1994. Em março de 2009, os Estados Unidos declarou que iria fornecer helicópteros e outros equipamentos com desconto sob o Iniciativa Mérida , para combater os cartéis de drogas no combate às drogas do México. Em julho e agosto de 2009, a Polícia Federal usou UH-60 em ataques a traficantes de drogas. Em 2010, a Marinha do México ordenou três UH-60ms.

A Turquia tem operado o UH-60 durante as implantações da NATO para o Afeganistão e nos Balcãs. O UH-60 também tem sido usado em operações de segurança counter-terror/internal.
O Black Hawk competiu no Concurso Helicopter Geral Use turco contra o AgustaWestland AW149 . No âmbito deste projecto a Turquia pretende encomendar até 115 helicópteros e produzir muitos deles autóctone. Indústrias Aeroespaciais turco será responsável pela integração final e montagem. Em 21 de Abril de 2011, a Turquia anunciou a seleção de Sikorsky T- 70 para o concurso.

Especificações (UH-60L)
Características gerais
•    Tripulação: 2 pilotos (tripulação), com 2 tripulantes chefes / artilheiros
•    Capacidade: 2640 £ de carga internamente, incluindo 14 soldados ou 6 macas, ou £ 8.000 (UH-60A) ou £ 9.000 (UH-60L) de carga externamente
•    Comprimento: 64 ft 10 in (19,76 m)
•    Largura da fuselagem: 7 ft 9 in (2,36 m)
•    Diâmetro do rotor: 53 ft 8 em (16,36 m)
•    Altura: 16 ft 10 in (5,13 m)
•    Área do disco: 2.260 pés ² (210 m²)
•    Peso vazio : £ 10.624 (4,819 kg)
•    Peso carregado: 22.000 lb (9,980 kg)
•    Peso máximo de decolagem : 23.500 lb (10,660 kg)
•    Powerplant : 2 × General Electric T700-GE-701C turboshaft , 1.890 hp (1.410 kW) cada
Execução
•    Nunca exceder a velocidade : 193 nós (222 mph, 357 km / h)
•    Velocidade máxima : 159 kn (183 mph, 295 km / h)
•    Velocidade de cruzeiro : 150 kn (173 mph, 278 km / h)
•    Raio de combate : 368 km (320 milhas náuticas, 592 km)
•    Ferry gama : 1.380 milhas  (1.200 milhas náuticas, 2.220 km) com asas esboço ESSS e tanques externos 
•    Teto de serviço : 19.000 pés (5.790 m)
•    Taxa de subida : 700 pés / min (3,6 m / s)
•    Disco de carga : £ 7,19 ft / ² (35,4 kg / m²)
•    Potência / massa : 0,192 hp / lb (158 W / kg)
Armamento
•    Guns: 2 × 7,62 milímetros (0,30 in) M240H metralhadoras ou
•    2 × 7,62 milímetros (0,30 in) M134 minigun  ou
•    2 × 0,50 em (12,7 mm) GAU-19 canhões gatling 
•    Hardpoints : 4, 2 por asas esboço ESSS e disposições para realizar combinações de:
o    Rockets: 70 mm (2,75 in) Hydra 70 foguetes 
o    Mísseis: AGM-114 Hellfire mísseis guiados a laser 
o    Outros: 7,62 mm (0,30 in), 20 mm (0,787 in), ou 30 mm (1,18 in) M230 gunpods 
•    Bombas: Pode ser equipado com VULCÃO sistema de dispersão de campo minado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário